Plebiscito que decidiu pela emancipação de São João do Itaperiú completa 30 anos

Há exatos trinta anos, centenas de moradores foram convocados para o plebiscito que decidiria pela emancipação do distrito de São João do Itaperiú. A votação ocorreu no dia 24 de novembro de 1991 e por maioria de votos foi aprovada a separação do distrito que até então pertencia ao município de Barra Velha.

Após o plebiscito realizado em novembro, a emancipação foi oficializada no dia 29 de março de 1992 pelo então Governador Vilson Kleinübing, através da Lei nº 8.549. No dia 03 de outubro do mesmo ano, através de eleição direta, elegeram-se para compor o Poder Executivo, o Prefeito José Acácio Delmonego e o Vice-Prefeito Alzerino Bernardes, sendo o município definitivamente instalado administrativamente no dia 1° de janeiro de 1993.

O atual prefeito Clézio José Fortunato destacou a importância desse momento histórico para o município. “Foi através da luta de muitas pessoas no passado que hoje temos um município pujante, que cresce de forma ordenada e com ótimas projeções de desenvolvimento. Tenho muito orgulho da cidade que a população tem ajudado a construir,” disse o prefeito.

Saiba mais sobre a história:

Em 1963 é realizada a primeira eleição em Barra Velha, quando Bernardo Aguiar foi eleito prefeito pelo voto direto. À época, a localidade de São João do Itaperiú possuía forte representatividade política, elegendo três dos seis vereadores. Em 1965 é criado o distrito de São João do Itaperiú subordinado ao município de Barra Velha.

Por volta deste mesmo ano o Governo liberou verbas para empréstimos aos agricultores e com isso houve grande produtividade e consequentemente a queda dos preços, o que não possibilitou aos agricultores o pagamento de suas dívidas. Muitos dos agricultores tiveram que vender suas terras e migrar para centros maiores, caracterizando o êxodo rural em São João do Itaperiú. Por conta da estagnação que se encontrava na localidade, este êxodo rural continuou ocorrendo.

Por receber pouca assistência do Município Sede, um grupo de pessoas se uniu em torno da conquista da independência da localidade, conquistando-a depois de muitos anos de luta.