Defesa Civil realiza treinamento de prevenção de acidentes em Escola Municipal

A Defesa Civil de São João do Itaperiú, vem desenvolvendo um papel de grande importância no município na conscientização e prevenção de acidentes.

Na última terça-feira, dia 13/11, a Gerente da Defesa Civil, Vanessa Gustack, juntamente com o Técnico de Trabalho Igor Ranieri e o Diretor da Defesa Civil de Barra Velha, Elton Cunha, desenvolveram na Escola Municipal Maria Gasino Borba no bairro Santo Antônio, um projeto piloto sobre evacuação em eventos de incêndios em locais fechados.

Na oportunidade as crianças e servidores do município que trabalham na escola, participaram de uma simulação de incêndio, onde após o sinal de emergência ser emitido, todos se direcionaram com calma e agilidade até o ponto de encontro, local isolado e aberto, livre de qualquer risco de queimaduras ou intoxicação.

O objetivo do treinamento é criar uma mentalidade prevencionista, nos alunos e nos servidores, evitando tumultos e histerias quando houver um evento inesperado como o de incêndio. Para a Gerente da Defesa Civil Municipal, após o resultado positivo deste treinamento “pretende implantar a ideia em todas as escolas municipais de São João do Itaperiú afim de, que todas as crianças possam estar instruídas sobre evacuações em casos de emergências.

Todo este projeto foi idealizado junto a AMFRI (Associação dos Municípios do Vale do Itajaí), baseado em plano memorial aos 10 anos da tragédia ocorrida na cidade de Ilhota, Morro do Baú, onde 136 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas. Com este projeto será possível levar ao conhecimento das crianças a importância da prevenção a riscos e acidentes, não só a incêndios, mas eventuais catástrofes como enchentes, vendavais e deslizamentos de terras.