Secretários de Educação da região da AMVALI conhecem o Projeto Literatura com Sabor

O colegiado de Educação da AMVALI, coordenado pela secretária de Educação de Guaramirim, Cláudia Chiodini, reuniu-se na manhã desta terça-feira (27), no Museu Municipal de Massaranduba.

O encontro iniciou com a apresentação do Projeto “Literatura com Sabor” realizado pela empresa Essaé Produção e Casting, de Joinville, com incentivo da Lei Rouanet. O ator e produtor cultural, Cassio Correia, explicou que o projeto oferece oficinas de musicalização e contação de histórias para professores e apresentações teatrais. Relatou a experiência que vem sendo realizada em São João do Itaperiú com patrocínio do Frigorifico São João e apoio logístico da Prefeitura por meio da secretaria de Educação. “O projeto pode ser adaptado às necessidades e o levantamento dos recursos em cada município”, salientou.

As apresentações (contação de histórias e espetáculos teatrais) em sua grande maioria serão realizadas em horários diurnos, para atender a todas as crianças e adolescentes das escolas municipais, mas a comunidade também é convidada a prestigiar.

Em seguida foi analisada a proposta do MEC para implantação da Base Nacional Comum Curricular, cujo prazo encerra no final do ano. O Secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Elson Quil Cardozo, informou aos secretários que foi formada uma Comissão Regional através da GERED de Jaraguá do Sul para acompanhar a Base Nacional Comum Curricular. Informou ainda que a Comissão permanece aberta e pediu que cada Município indique um representante.

Oferta de vagas

O próximo assunto da pauta foi a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que altera a LDB n. 9394/96, e diz que as crianças com 4 anos devem ser matriculadas na Pré-Escola. De acordo com o secretário de educação de Jaraguá do Sul, Elson Quil Cardozo, na prática a lei já vem sendo atendida em todos os municípios “Sem necessidade de ampliação de escolas”. Ressaltou porém que devido a crise econômica vem se verificando uma migração de alunos das escolas particulares para as escolas públicas. “Em Jaraguá temos 1.400 crianças nessa faixa etária e vai ser possível atender”. Solicitou aos demais municípios que formem uma Comissão para estudo de como irão proceder para atender todas as crianças.

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, os Dirigentes Municipais estarão participando do VIII Fórum Extraordinário da UNDIME/SC, em Joinville, que é de suma importância para a Educação Catarinense, pois serão repassadas informações e em especial sobre a Base Nacional Curricular (BNCC), que será discutida nas 36 SDR’s do Estado.

Ao final foi definido o dia 02 de dezembro como data da última reunião do colegiado em 2015, que será finalizada com uma confraternização.

Fonte: Albino Flores/AMVALI