Secretaria de Agricultura realiza curso de operação e manutenção de roçadeiras

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Massaranduba, realizou nos dias 21 e 22 de setembro o curso de operação e manutenção de roçadeiras.

As atividades foram desenvolvidas pelo instrutor Leonardo de Ataíde, da cidade de Campos Novos. O curso aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, e teve a duração de 16 horas. Participaram do curso trabalhadores rurais, produtores, servidores públicos e outras pessoas interessadas.

O objetivo deste curso foi preparar o operador a realizar os reparos mais frequentes como troca de peças, ajustes e limpeza de roçadeira, a fim de conservá-la sempre em boas condições, sem que para isto necessite procurar serviço especializado. Segundo o secretário Maurício Wilbert, “a roçadeira à gasolina está presente em diversos serviços na agricultura e frequentemente está sujeita a manutenção. Desta forma, o operador deste equipamento muitas vezes precisa se deslocar para outros municípios para qualquer tipo de conserto. O curso visa não apenas capacitar as pessoas, como resolver essa demanda”.

Os seguintes temas também foram abordados durante o curso: segurança e saúde no trabalho, prevenção de acidentes, seleção e conhecimento do EPI e prevenção de acidentes.