Colegiado de Educação da AMVALI se reúne em São João do Itaperiú

Coordenado por Cláudia Roberta Chiodini, Secretária de Educação de Guaramirim, o Colegiado de Educação da AMVALI realizou reunião na manhã desta terça-feira (18/08), na Prefeitura de São João do Itaperiú. O primeiro assunto foi deliberado pela secretária de Educação e Cultura anfitriã, Maria Aparecida Brugnago de Ávila, que concedeu espaço para apresentação da Editora FTD, ligada ao Grupo Marista, especializada em livros didáticos e acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem.

Na sequência, foram analisadas três propostas de um curso de Formação de Gestores Escolares da região, proposto pelo colegiado em reuniões anteriores. Foi aprovada a proposta número II, com carga horária de 40 horas, em quatro datas, incluindo palestrantes, debates, apresentação de cases de sucesso de Escolas com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com certificação para todos os participantes. Claudia Chiodini apresentou as propostas para o prefeito Rovâni Delmonego, presidente da AMVALI, que participou da reunião e se comprometeu a dar uma resposta nos próximos dias. “É uma forma de valorizar os diretores, que são os maestros das nossas escolas. Se eles conduzirem bem a orquestra (a escola), o resultado será o melhor possível. Seria importante incluir também os diretores das Escolas Estaduais”, sugeriu o presidente.

A seguir, foram repassadas informações sobre a abertura do 3º Prêmio RBS de Educação, para Projetos de qualidade na área de incentivo à leitura, que chega à sua terceira edição e irá premiar iniciativas de educadores das redes pública e privada que desenvolvam práticas de mediação entre leitores e textos e sobre o início na próxima semana do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – 2015, com o curso de formação para os orientadores de estudos do Pacto, que é a pessoa responsável pela formação dos professores alfabetizadores.

Ao final da reunião a coordenadora do colegiado distribuiu cópias do pronunciamento da presidente da UNDIME-SC, Astrid Maria Savaris Tozzo, sobre ideologia de gênero, no qual a mesma cita que a sociedade ainda não está madura para iniciar a discussão sobre gêneros nas escolas. Ela defende que seja priorizada a diversidade no ambiente escolar para haver avanços em outros temas prioritários, como a inclusão, antes de se focar na questão de gênero.

A Próxima reunião do colegiado ficou marcada para o dia 27 de outubro, na prefeitura de Massaranduba.

Fonte: Albino Flores/AMVALI