Gerente de Cultura participa de oficina sobre a Lei Rouanet

A Representação Regional Sul do Ministério da Cultura promoveu, no dia 19/05, oficina sobre a Lei Rouanet, realizada em Florianópolis. A oficina foi aberta e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade – artistas, produtores, pesquisadores, gestores e sociedade civil. O gerente de Cultura e Organização de Eventos de São João do Itaperiú, Joel Rocha, participou da oficina com o intuito de aprimorar o conhecimento da Lei e todo seu registro ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). De acordo com o gerente, “a oficina foi prática e objetiva, mostrando todo o passo a passo da Lei, desde a inscrição até a elaboração dos projetos e prestação de contas junto às empresas”.

Ministrada pela assessora regional do Programa de Apoio à Cultura, Clara Cristina Zitkoski, a oficina apresentou as facilidades do novo sistema para inserir, acompanhar e prestar contas dos projetos culturais. As principais mudanças deram maior agilidade ao processo existente e garantem menor tempo de resposta à ação do usuário. Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, fiscalização e acompanhamento do projeto passaram a se dar de forma eletrônica. Essa medida permite ao proponente fazer a gestão do projeto via sistema, dispensando controle paralelo. Ao MinC, permitirá acompanhar a execução em tempo real, com intervenção imediata, caso apareça alguma inconsistência, reduzindo com isso seu tempo de resposta.

A nova versão do Salic foi desenvolvida pelo MinC em parceria com a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Governo Federal.*

*Fonte: Fundação Cultural de Curitiba