Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realiza sua 6ª Conferência

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realizou, no dia 29 de abril, a sua 6ª Conferência Municipal, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.”

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de 70 participantes, entre autoridades municipais, conselheiras tutelares, membros do CMDCA, diretoria e alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica Professora Elvira Faria Passos, os quais contribuíram com encontros em sala de aula em que foram levantadas as propostas de melhorias rumo a 2018.

Os trabalhos foram iniciados com uma apresentação cultural do grupo de dança do PESJI (Programa Esportivo de São João do Itaperiú), seguindo com a composição da mesa de abertura solene. Na sequência, foi realizada uma apresentação sobre as atividades existentes para crianças e adolescentes no município, ministrada pela psicóloga do CRAS, Michele Menon.

Dando continuidade, a Sra. Lourdes de Aquino, técnica em Desenvolvimento Regional e apoio ao Serviço de Orientação aos Estudantes da UDESC, explanou sobre Políticas Públicas, Direitos Humanos da Criança e Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e principalmente sobre a importância e objetivos da Conferência. Também foi realizada a leitura e aprovação das novas propostas sugeridas pela conferência livre (pré-conferência), que foram apresentadas pelos próprios adolescentes, juntamente com o diretor interino da Escola Elvira Faria Passos, Fábio Augusto Siqueira. A conferência foi finalizada com a escolha dos delegados e café de encerramento.

De modo geral, a Conferência foi considerada um sucesso. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente afirmou ter atingido todo o planejamento realizado.