Em reunião, Celesc apresenta ações para o ano 2015 e abre espaço para críticas e solicitações da comunidade

Em reunião no dia 14/04, na Câmara de Vereadores, na qual estiveram presentes o prefeito em exercício, Gilberto Azevedo, vereadores, empresários e moradores, o representante da Celesc, engenheiro Luiz C. S. Xavier, apresentou as ações previstas pela companhia para serem realizadas no município no ano 2015.

Entre os serviços previstos está a inspeção geral de toda a linha tronco, ramais, estruturas e equipamentos do alimentador PCS-08, que atende São João do Itaperiú. Em relação às obras que a companhia prevê entregar para o município, estão a construção da rede trifásica primária na Rua Domingos Caviquioli, com previsão de entrega para este mês, e a construção de um novo alimentador no município de Barra Velha, que deverá aliviar a carga do alimentador PCS-08 em torno de 40%. Esta obra deverá ser entregue em novembro deste ano.

A Celesc também prevê a instalação de novos equipamentos em São João do Itaperiú. São dois religadores (dispositivo que protege o sistema de problemas transitórios), que serão comandados pelo Centro de Operação de Distribuição da empresa em Itajaí, e novas chaves fusíveis, que religam automaticamente o circuito e são muito eficazes em situações de curto circuitos.

Além da apresentação das ações, foi aberto espaço para reclamações e solicitações dos presentes. Entre as queixas, destaque para o excesso de desligamentos, principalmente nas localidades do interior; demora no restabelecimento de energia; elevadas quedas de tensão em algumas unidades consumidoras; postes mal localizados, oferecendo riscos de colisões; e necessidade de maior comunicação da Celesc com a Administração Municipal.

Entre as solicitações apresentadas para a companhia estão: aumento na quantidade de equipes de plantão, para atenderem o município com mais agilidade; panfletos e folderes orientativos para conscientização dos riscos das vegetações em proximidade com a rede de distribuição de energia elétrica; viabilização de ligações e resolução de problemas em comunidades específicas; providências em relação ao furto de cabos que atendem a iluminação pública.

Atendendo à sugestão do prefeito em exercício à época, Gilberto Azevedo, a companhia já providenciou a confecção dos folderes orientativos, que serão distribuídos pelo município (veja na galeria).