Parceria entre Cresol e Secretaria de Educação leva o cooperativismo às escolas

A Cresol São João do Itaperiú, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, instituiu nas Escolas Municipais Monsenhor Sebastião Scarzello, de Santa Cruz, Maria Gasino de Borba, de Santo Antônio e Catulino Onofre Rosa, do Porto do Itaperiú, o  Programa “Um Olhar para o Futuro”. O Programa foi desenvolvido pelo Instituto INFOCOS e Central Cresol Baser em parceria com as cooperativas do Sistema Cresol, com o intuito de levar o cooperativismo solidário ao espaço escolar, a fim de despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual.

Este é o terceiro ano em que o programa está sendo desenvolvido nas escolas, sendo realizado em nove encontros anuais, com carga horária total de 18 horas, conduzidos pela funcionária da cooperativa e agente de formação infantil Marluce Maia. A aula é trabalhada com livros criativos e divertidos, cheios de ilustrações e informações para que despertem o interesse dos alunos. Durante as aulas, também são realizadas atividades e explicações com uma linguagem apropriada e acessível, tornando fácil e atrativo falar sobre cooperativismo.

A iniciativa pretende, por meio da aproximação das crianças, passar a elas a experiência de vida do cooperativismo, através dos valores, princípios, as relações, a convivência humana pautada pelo respeito ao próximo e as diferenças. E ainda, por meio dos materiais, procura-se destacar a importância e aproximação desses alunos com a Agricultura Familiar, que é o grande foco de trabalho das Cooperativas Cresol.

Fonte: Marluce Maia/Cresol