Vice-Prefeito e Secretário acompanham lançamento de novas variedades de arroz irrigado

O Vice-Prefeito Municipal Gilberto Azevedo acompanhou no último dia 13, em Itajaí, a apresentação de novas variedades de arroz irrigado, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Elias Wilbert, e com o Extensionista da Epagri em São João do Itaperiú, Aloisio Guesser.

No evento, promovido pela Epagri, foram apresentadas as variedades SCS118 Marques, SCS119 Rubi e SCS120 Ônix, além do trabalho de campo e novas experiências de cultivo realizados. Gilberto aproveitou para fazer contato com o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, que também estava presente, buscando compartilhar experiências positivas entre as duas cidades.

Sobre as novas variedades de arroz irrigado

Das novas variedades, o arroz branco, batizado de SCS118 Marques, é adequado ao mercado consumidor tradicional de arroz, apresentando cor de grão, descascado e polido, branca, enquanto a variedade SCS119 Rubi é de cor vermelha, e a SCS120 Ônix é um arroz preto. As variedades Rubi e Ônix são consideradas especiais devido às suas cores e qualidades culinárias, adequadas a pratos especiais, além da sua composição química diferenciada, destacada por conteúdos mais elevados de compostos fenólicos, importantes como antioxidantes em nossa alimentação. Estas duas variedades especiais destinam-se a nichos de mercado, o que representa novas oportunidades para a agroindústria catarinense.

Fonte: CNPQ