Prefeito Rovâni Delmonego é empossado presidente da AMVALI

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) realizou nesta terça-feira (10/02) a sua 122ª Assembleia Geral Ordinária, que foi conduzida pelo presidente Lauro Fröhlich, prefeito de Guaramirim.  Estiveram presentes os prefeitos  Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Dieter Janssen (Jaraguá do Sul), Mário Fernando Reinke (Massaranduba), Rovâni Delmonego (São João do Itaperiú) e Osvaldo Jurck (Schroeder), os novos integrantes da diretoria, no conselho fiscal, o presidente da AVEVI,  Giovanni Tonet, de Massaranduba,  o presidente da Câmara de Vereadores de Schroeder, Adriano Kath e o presidente da Câmara de Vereadores de Barra Velha, Marciel Berlin.

Prestigiaram a assembleia o Tenente Coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, comandante do 14º BPM, a vereadora Natália Lucia Petry, presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, os vice-prefeitos, Gilberto Azevedo, de São João do Itaperiú e Paulo Veloso, de Guaramirim e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Alcides Pavanello, e demais autoridades.

Homenagens e despedida

A assembleia iniciou com o lançamento de uma Revista de Prestação de Contas da gestão 2014, destacando as principais ações desenvolvidas pela AMVALI no período. Em seguida, o prefeito Lauro Fröhlich homenageou os dois Hospitais de Jaraguá do Sul (Hospital Jaraguá e Hospital São José), com a entrega de placas de reconhecimento pelos serviços prestados e pela modernização ocorrida naquelas duas instituições.

Em seu discurso  de despedida, o prefeito Lauro Fröhlich, que agora passa para o conselho fiscal, disse que a região conta com um grupo de prefeitos comprometidos com o desenvolvimento da região de forma integrada e finalizou agradecendo o apoio na condução da AMVALI em 2014.  “Muito obrigado a todos, colegas prefeitos, a equipe técnica da associação, e desejo sucesso ao novo presidente, que com seu conhecimento e sua juventude, com certeza irá realizar um grande trabalho”, finalizou.

Posse da nova diretoria

Em seguida ocorreu a assinatura do Termo de Posse. A nova diretoria já havia sido eleita durante assembleia, no dia 09 de dezembro de 2014. A diretoria está assim composta: Rovâni Delmonego (presidente), Claudemir Matias Francisco  (1º vice-presidente), Osvaldo Jurck (2º vice-presidente), Mário Fernando Reinke (Delegado junto a FECAM), Lauro Fröhlich (conselheiro fiscal efetivo),  Dieter Janssen (conselheiro fiscal efetivo), Luiz Carlos Tamanini (conselheiro fiscal efetivo), Giovanni Tonet (conselheiro fiscal suplente), Adriano Kath (conselheiro fiscal suplente) e Marciel Berlin (conselheiro fiscal suplente).

A pauta do novo presidente Rovâni Delmonego começou com o tema segurança, onde concedeu espaço ao Tenente Coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, comandante do 14º BPM, que em março assumirá o comando da Agência de Inteligência da PM de Santa Catarina. O comandante agradeceu aos prefeitos pela parceria nestes dois anos e meio em que comanda o 14 BPM e sugeriu que a AMVALI criasse um Colegiado de Segurança e ainda que os prefeitos reivindicassem a criação de uma “Região de Policia Militar” para Jaraguá do Sul. Atualmente os municípios da AMVALI fazem parte da 5ª Região com sede em Joinville.

Em seguida fez uso da palavra à consultora da Uniasselvi, Célia Luiza Silva Farias, que apresentou o curso de Gestão em Administração Publica – um curso com proposta de aulas quinzenais e duração de aproximadamente 20 meses. Concluindo a Assembleia, os professores Carlos Hardt e Marlos Hardt, da PUC-PR, apresentaram o Plano de Macrodiretrizes da região e suas diversas etapas. O trabalho deverá ser homologado no primeiro semestre deste ano.

O prefeito Rovâni Delmonego finalizou a assembleia agradecendo a confiança dos demais prefeitos e falou que a região precisa se fortalecer cada vez mais. “A AMVALI tem que estar mais envolvida na implantação da região metropolitana”, comentou.

Fonte: Albino Flores/AMVALI