Mês de dezembro teve campanha contra a AIDS promovida pela Secretaria da Saúde

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde realizou ações para a prevenção da AIDS durante o mês de dezembro, como parte da campanha “Dezembro Vermelho”.

A Vigilância Epidemiológica Municipal incrementou a distribuição de preservativos em Salas de Espera das Unidades de Saúde Municipais, com o acompanhamento de ações educativas e distribuição de folders. Foi fixado banner na área externa da UBS Central mobilizando a comunidade sobre a data. Os servidores municipais receberam laços vermelhos para divulgação da campanha. Foram realizadas abordagens de rua com orientações e distribuição de folders, incluindo abordagem em estabelecimentos comerciais.

O teste rápido para diagnóstico da AIDS é realizado na UBS Central, inclusive no período da noite. Durante o mês de dezembro, foi ampliada a oferta de testes rápidos, através de cartazes e orientações individuais e em sala de espera. Além do teste rápido para o HIV, são realizados também os testes para o diagnóstico de sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Nas Unidades de Saúde do interior, os testes são realizados pela equipe da Estratégia Saúde da Família em seus dias de atendimento nas mesmas. A equipe da Estratégia Saúde da Família também realizou mobilização, orientações e distribuição de folders nos frigoríficos do município.

A AIDS é uma doença possível de ser prevenida, e o autocuidado é o caminho. A ação mais simples e importante é a conscientização para o uso de preservativos. Cuide-se, informe-se, procure a equipe de saúde para maiores informações. Sua saúde é importante para todos nós!