Escola Catulino Onofre Rosa trabalha alfabetização com história do município

A professora Vitorina Schütz Maia, da Escola Reunida Municipal Catulino Onofre Rosa, do Porto do Itaperiú, vem desde o início do ano trabalhando seu Projeto de Alfabetização na perspectiva do letramento. O projeto tem o objetivo de dar aos alunos do 1º ano a oportunidade de ouvir relatos históricos, visualizar e manusear objetos, fatos e acontecimentos que contribuem para o resgate histórico do município e o desenvolvimento da aprendizagem.

Os alunos estão visitando locais simbólicos de São João do Itaperiú, como a balsa sobre o Rio Itapocu, a cachoeira do Braço da Serraria, um alambique e um engenho de farinha. Além de aprenderem mais sobre esses lugares, as visitas servem de estímulo para a alfabetização, e consequentemente, descoberta de novas palavras, como no exemplo do A de "alambique", B de "balsa", do C de "cachoeira" e do E de "engenho".

Segundo a professora Vitorina, "a história nunca está pronta e acabada, mas serve como base e também como estímulo para a resposta de um povo que acredita não ter cultura. É conservar o que já se sabe, com o testemunho oral, preservar o que já aconteceu e promover o futuro consciente de suas raízes históricas, criando subsídios locais, pois cultura é a soma total de todas as criações humanas".