Prefeitura recebe exposição fotográfica "Caminho do Peabiru"

O hall de entrada da Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú receberá, até o dia 11 de abril, a exposição fotográfica "Caminho do Peabiru", que já foi exibida para o público durante a festa dos 22 anos do município, no dia 29 de março.

A exposição faz referência à famosa trilha que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil (saindo do litoral catarinense), Paraguai, Bolívia e Peru. As fotos mostram as belezas naturais e um pouco mais da tradição da rota de cerca de 5 mil quilômetros, considerada um roteiro histórico com mais de dois mil anos de história, rodeada por misticismo e lendas.

Na organização desta exposição está o Instituto Manoa, uma organização fundada em 2007 que realiza diversos trabalhos e estudos voltados para a manutenção do Patrimônio Histórico, desenvolvimento sustentável e manutenção da cultura local. Na equipe estão historiadores, gestores ambientais e educadores que recebem os visitantes do local e também comandam os projetos.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 11 de abril no hall de entrada da Prefeitura Municipal, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Sobre o Caminho do Peabiru

A história do Caminho de Peabiru, cujo significado mais conhecido é Caminho de Grama Amassada, remete a uma rota muito antiga usada para ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando por quatro países: Brasil (em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul), Bolívia, Peru e Paraguai. Este caminho liga a cidade de Cusco, no Peru, à antiga Capitania de São Vicente, e desce até Palhoça, no litoral catarinense. Segundo estudiosos, é o único caminho que liga os dois oceanos de ponta a ponta, não existindo ainda uma rota por ferrovias ou rodovias. Alguns historiadores dizem que o início do caminho é próximo à Foz do Rio Itapocu, em Barra Velha, cruzando a cidade de Garuva, na divisa do Estado. O caminho é considerado um dos pontos de maior energização positiva do mundo e nele é possível reunir experiências de turismo, arqueologia, ecologia, religião e esoterismo.