Representantes de São João do Itaperiú participam de seminário do PAR/Ministério da Educação

Aconteceu na última sexta-feira (14/02), no auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, o 3º Seminário Estadual do Plano de Ações Articuladas (PAR). O encontro foi organizado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), tendo também a participação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), além de reunir representantes de vários municípios: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de educação, professores e técnicos em educação.

Participaram do evento, representando o município de São João do Itaperiú, a secretária de Educação Maria Aparecida Brunhago de Ávila e o Gerente de Cultura Joél Rocha. O seminário teve o intuito de prestar informações sobre como acessar recursos no Ministério da Educação (MEC), visando a construção de novas escolas, creches, quadras e coberturas de quadras esportivas, além da liberação de novos ônibus para o transporte escolar.

Para tanto, fizeram explanações o assessor da Secretaria da Educação Básica, Hudson Guimarães, e o coordenador geral de Infraestrutura Educacional, Tiago Lippold Radünz.

Conforme o deputada Luciane Carminatti, o seminário é um momento muito importante para discutir ações na questão da educação. "É uma oportunidade para aproximar ações do Ministério da Educação com as prefeituras, mas também um momento para se apropriar dos programas federais que existem para a área", comentou.

Já o deputado Pedro Uczai falou das melhorias na educação: "ser educador é uma área que dá orgulho, pela grande responsabilidade. Santa Catarina se destaca pela atuação das pessoas envolvidas na educação, e um seminário como este vai orientar e melhor qualificar vocês para atender as demandas que existem", pontuou.

O Assessor da SEB, Hudson Guimarães, falou das demandas do estado catarinense junto ao MEC, como exemplo de inciativa na melhoria das ações para a educação infantil. "O PAR foi criado numa concepção de aproximar ainda mais o MEC dos municípios e regular essa ação para a efetividade das ações", resumiu.

Para o Coordenador-Geral de Infraestrutura Educacional, Tiago Lippold Radünz, o estreitamento dos laços entre MEC e municípios permite mais eficácia às ações educacionais. "Os desafios são imensos, mas uma coisa que nos deixa tranquilo é que, em praticamente dez anos, as pessoas passaram a trabalhar diretamente com a educação no Brasil, se deram conta que é preciso aproximar as relações", enfatizou.