Avicultores de São João do Itaperiú e região buscam alternativas para crise no setor

Cerca de 25 avicultores de São João do Itaperiú e região participaram na manhã do dia 14/11 (quinta), no plenário da Câmara de Vereadores, de uma reunião onde foram discutidas alternativas para conter a crise no setor avícola.

Com a presença do vice-prefeito Gilberto Azevedo, foram discutidas medidas como a prorrogação ou renegociação de dívidas e novas alternativas de renda para os produtores. Gilberto comprometeu-se em realizar um estudo que traça o perfil atual da avicultura na cidade.

Atualmente, cerca de 35 avicultores do município foram prejudicados com o fechamento de uma empresa do ramo, localizada em Jaraguá do Sul, e estão com suas granjas vazias desde essa época. Eles buscam alternativas para se manterem no meio rural.

Além do vice-prefeito, participaram do encontro o vereador de Jaraguá do Sul Eugênio Juraszek, o presidênte da Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú, Sandro Jarozinski, os secretários municipais de Agricultura Elias Wilbert (São João) e Hilário José da Silva (Barra Velha), e o extensionista da Epagri, Aloísio Guesser.

Como declarou Gilberto, "precisamos neste momento promover a união das informações do setor atingido, para convencer o governo federal da gravidade da crise pela qual passam os avicultores, com o objetivo de buscar medidas para solucionar o problema".