Jovens de São João do Itaperiú participam da Jornada Mundial da Juventude

Dezenove pessoas, entre jovens e adultos da paróquia São João Batista, participaram da 28ª Jornada Mundial da Juventude, evento católico que aconteceu de 22 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 3,7 milhões de pessoas. Nem mesmo a forte chuva e as baixas temperaturas esfriaram a fé e a alegria dos jovens que se dirigiram à capital carioca para este encontro com o papa Francisco. Os jovens da nossa cidade ficaram alojados na casa paroquial e casa de fiéis da paróquia Santo Antonio dos Pobres, no Bairro da Lapa.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1985 pelo papa João Paulo II, tendo sua primeira edição realizada em Roma. Ela tem como objetivo promover a unidade e a comunhão entre os jovens católicos de todo o mundo, através do contato com os diferentes carismas e diversidades culturais, sociais e econômicas.

O tema desta edição foi "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19), no qual o papa Francisco convidou os jovens, em sua mensagem, a não serem apenas "católicos de fachada", mas "levarem o amor de Jesus a todos". Pediu que "não tenham medo, pois Deus, a Igreja e o papa estão com eles".

 

Relato dos participantes de São João do Itaperiú

O primeiro dia se resumiu em 9 horas de fila para a retirada do kit peregrino, o que impossibilitou qualquer programação posterior. Durante as manhãs dos dias 24, 25 e 26, os jovens participaram de catequeses com bispos de todo o mundo, seguida da Santa Missa. Os mais de 300 locais de catequese foram divididos por idioma. 

Na quinta-feira, 25, os jovens participaram da acolhida ao papa Francisco, na qual puderam vê-lo passar a menos de dois metros de distância. “Mesmo nos poucos segundos que o vimos de perto, pudemos sentir seu olhar simples e direto. Parecia que olhava para cada um de nós individualmente. Isso nos fez sentir amados”, afirmou Joél Rocha, um dos cordenadores do grupo, sobre a emoção de ver o papa Francisco. 

Durante as viagens entre o alojamento e o local dos eventos, os jovens faziam uma enorme festa pelas ruas ou dentro dos meios de transporte. Cantando, rezando e conversando com outros peregrinos, os jovens passavam sua alegria e sua fé aos demais jovens e aos moradores da cidade maravilhosa, superando o cansaço e as longas distâncias percorridas.

Na sexta-feira, dia 26, os jovens assistiram à Via Sacra na praia de Copacabana. A cada estação, os presentes se emocionaram ao ver as cenas da Paixão de Cristo. 

Os pontos altos da Jornada Mundial da Juventude foram a Vigília Eucarística e a Missa de Envio e Encerramento da JMJ. Marcados anteriormente para Guaratiba, no Campus Fidei, eles foram transferidos para a praia de Copacabana devido aos estragos que a chuva fez no terreno.

Desde as primeiras horas da manhã de sábado, dia 27, os peregrinos de toda a parte do mundo chegavam a Copacabana e ajeitavam suas mochilas e sacos de dormir. Durante todo o dia, foram realizados shows com cantores católicos que animaram os presentes. Após a Vigília que contou com depoimentos de jovens e a Adoração Eucarística, os participantes permaneceram em Copacabana, cantando, rezando, se confessando.

No domingo, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da Missa de Envio dos Jovens e Encerramento da JMJ. Nesta Missa, o Papa reforçou o convite aos jovens para serem missionários e anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em Cracóvia, na Polônia, terra do Beato Papa João Paulo II, criador da JMJ.