Estudantes visitam aldeia indígena em comemoração ao Dia do Índio

Como parte das comemorações ao Dia do Índio (19 de abril) e finalização de projeto das professoras Joziane Correa e Vitorina Maia, a Escola Municipal Catulino Onofre Rosa, do Porto do Itaperiú, realizou uma visita com os alunos do 4º e 5º ano à aldeia indígena Pindoty, no Município de Araquari.

Nesta visita, os alunos puderam conhecer um pouco mais da cultura indígena, através de apresentações de danças, músicas, e artesanato. Foi realizada também uma visita à escola, posto de saúde e casa de orações da aldeia, onde os alunos foram guiados por um membro da aldeia que explicou como é o dia-a-dia deles, como são feitas as orações e a simbologia de alguns instrumentos utilizados por eles.

A visita foi articulada junto à Funai (Fundação Nacional do Índio) pelo Gerente de Cultura da Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, Joél Rocha, e teve por objetivo conhecer as atividades diárias dos índios e sua cultura, além de um promover o enriquecimento do conteúdo didático possibilitado pelo conhecimento da cultura pelos alunos. “Conhecer outras culturas é o melhor caminho para poder respeitá-las e valorizá-las”, destacou Joél.