Prefeito Clézio participa de evento do Programa Esportivo Lúdico Educacional em Curitiba.

Na última sexta-feira, dia 18/08, o Prefeito Clézio Fortunato, juntamente com a 1ª Dama Patrícia Fortunato e o Assessor de Gabinete Osair A. Souza participaram na cidade de Curitiba – PR, da assinatura da SMELJ (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba), para a implantação do Programa Esportivo Lúdico Educacional (PELE).

O Programa que foi idealizado pelo ex-jogador e maior ídolo do futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, possui um formato moderno que garante a capacitação dos professores municipais e a aplicação de uma metodologia acessível para reforço do trabalho desenvolvido pela Prefeitura.

O Programa Esportivo Lúdico Educacional é didático e oferece materiais voltados para alunos do ensino fundamental ao médio. Para cada série, são propostos 60 módulos anuais que, além da prática do de futebol, vôlei, handebol e basquetebol, incluem diferentes atividades, como atletismo, modalidades coletivas, ginástica, esportes regionais, jogos circenses, lutas, danças e atividades olímpicas (rugby, hóquei, vôlei, esgrima, polo aquático etc.). O objetivo é fazer com que as aulas ganhem um caráter mais lúdico e tirem o foco central da competitividade do esporte.

Os estudantes recebem material impresso com textos e atividades de reflexão e fixação de conteúdos práticos. Em cada módulo são apresentados os objetivos e valores associados à atividade. Em seguida, são propostos exercícios de aquecimento e preparação. Logo depois, os alunos seguem para a atividade principal e podem finalizar com um alongamento ou rodas de conversa e discussão.

A Prefeitura de Curitiba é o primeiro órgão público do país a formalizar parceria com o Programa Esportivo Lúdico Educacional. Além dos representantes de São João do Itaperiú, diversos prefeitos e secretários da área de esporte do Paraná e de Santa Catarina prestigiaram o evento afim de conhecer mais sobre a parceria.

Para o Prefeito Clézio Fortunado “é de grande interesse trazer este projeto para São João do Itaperiú, pois somos a cidade do esporte e precisamos cada vez mais fortalecer esta ideia para os nossos jovens e adolescentes e a ida a Curitiba foi justamente para conversar com a equipe da SMELJ para conhecer o formato do termo de cooperação e de como poderíamos adaptá-lo em nosso município”.