Professores dão sequência ao PNAIC em São João do Itaperiú

O mês de setembro começou com formação para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de São João do Itaperiú, dando sequência ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federais, estaduais e municipais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Em 2015, a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento de forma integrada (interdisciplinaridade), abrangendo todas as áreas do conhecimento, de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.

Os professores alfabetizadores são os principais atores no programa, o que assegurará que as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade, ou seja, capazes de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações e propósitos, compreenderem o sistema alfabético de escrita, sendo capazes de ler e escrever com autonomia.

Este curso tem como coordenadora local a supervisora escolar Janete de Sisti Borges, responsável por toda a logística da formação no município e pela interlocução entre Município/Estado e a Universidade formadora, e também pela articulação do aperfeiçoamento das ações pedagógicas no município. Também conta com uma orientadora, Ana Méri Reis Machado, responsável por formar grupos de estudos, realizando a formação continuada dos professores alfabetizadores, além de cumprir com as tarefas solicitados pelos formadores dos IES (Instituição de Ensino Superior).

O baixo desempenho escolar, reflexões sobre a identidade profissional dos professores alfabetizadores, dentre outros aspectos, desencadearam, nas atuais políticas públicas de educação, a necessidade de atender às exigências de melhorias ao aprendizado dos alunos.