Palestra esclarece doença de equinos e informa novas datas para coleta de exames de AIE

Foi realizada no dia 22/04, na Prefeitura Municipal, uma palestra de caráter informativo sobre o mormo, uma doeça infecto-contagiosa dos equinos (cavalos, asnos, mulas e outros). A palestra foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e ministrada pela médica veterinária da CIDASC, Simone Senger.

Também conhecido como lamparão, o mormo é causado pela bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pús; secreção nasal; urina ou fezes¹.

O intuito da palestra foi esclarecer dúvidas sobre a doença, desde os sintomas até o tratamento. Estiveram presentes, além dos proprietários de equinos, o prefeito em exercício, Gilberto Azevedo, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Wilbert, e as médicas veterinárias do município, Daniela Lentz Gomes e Elaine Caroline Cardoso.

O exame de mormo agora é obrigatório juntamente com o exame de anemia para fazer o GTA (guia de trânsito animal) e participar de rodeios dentro e fora do Estado. Este exame permanecerá obrigatório até o Estado de Santa Catarina estar livre da doença novamente.

Além da palestra sobre o mormo, ficou decidido também o ajustes das datas de coleta dos exames de AIE (anemia infecciosa equina), realizados pela Prefeitura. O mecanismo continua o mesmo: as coletas serão realizadas sempre na segunda-feira; o animal precisa estar preso; a coleta será realizada com a presença do dono ou de pessoa autorizada; o pagamento deverá ser efetuado no ato da coleta e é necessário agendamento prévio do exame. O agendamento deve ser feito pelo telefone (47) 3458-0669 ou na sede da Secretaria de Agricultura (Rodovia SC 415, 2463, 2º piso). As novas datas de coleta estabelecidas são: 25 de maio; 29 de junho; 20 de julho; 24 de agosto; 14 de setembro; 19 de outubro; 09 de novembro; 14 de dezembro. Valor: R$ 23,00.

¹Fonte: http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/mormo