Festa de São João atrai mais de 30 mil visitantes no final de semana

Neste final de semana, as ruas da pequena São João do Itaperiú foram tomadas por uma multidão de visitantes para prestigiar a tradicional festa em honra ao padroeiro São João Batista. Mais de 30 mil pessoas passaram pela cidade nos três dias de evento. Na noite de sábado, dia 25, o acendimento da maior fogueira do estado, com 35 metros de altura, iluminou o céu e encantou a multidão presente.

Com 107 anos desde a sua primeira edição, a festa já se tornou um dos principais eventos do norte catarinense. Para a moradora e devota, Eulália Delmonego, de 83 anos, o acendimento da fogueira celebra, além da fé católica no Santo, o orgulho e o sentimento de ser itaperiuense.

O prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, afirma que o retorno das festividades juninas após o período de pandemia gerou grande expectativa para a vinda de visitantes, o que foi confirmado durante a festa quando o município recebeu um número superior à expectativa.

Ele explica que uma lei recém aprovada municipalizou a Festa de São João, dando ao município autonomia para a organização do evento. Essa novidade deve ser colocada em prática no próximo ano com a expansão da festa em termos de estrutura, programação e investimento.

– A Festa de São João tomou uma proporção muito grande e não cabe mais nesses moldes. Passaremos a investir nela disponibilizando uma grande estrutura que inclui praça de alimentação e também show nacional, revelou o prefeito.

Desta forma a Paróquia deve continuar responsável pela tradição religiosa e o município assume o segmento festivo e turístico.

Destaque na imprensa nacional

Durante a semana que antecedeu o evento, São João do Itaperiú foi destaque em rede nacional de televisão. A tradicional festa foi mostrada para todo país através do Jornal Hora 1, da Rede Globo, e em seguida teve repercussão durante o Programa Mais Você, com Ana Maria Braga. A apresentadora divulgou imagens e se mostrou interessada em conhecer como é feito o acendimento da maior fogueira de Santa Catarina.

Além da repercussão nacional, o município apareceu em diversas outras reportagens de três emissoras locais de televisão. Ao todo, foram 48 minutos de divulgação a nível estadual.

Para o secretário de esporte, turismo e lazer, Johnny Montoski, esta divulgação pesou no sucesso de público registrado durante o evento. Ele também esclarece que a divulgação não teve custos para o município.

Informações sobre a fogueira:

Para construir a fogueira, o município precisa procurar as árvores ideais que poderão atingir a altura desejada – já que a estrutura principal da fogueira são troncos inteiros. Neste ano, são 35 metros à mostra e outros dois metros abaixo da terra para dar sustentação. Ao todo, são sete árvores da espécie eucalipto e 103 metros estéreo de madeira para completar o interior da fogueira. Foram necessários cinco dias completos de trabalho, 10 pessoas e um guindaste para montar a estrutura.

Além da estrela da festa, o município produziu aproximadamente 18 mil bandeirinhas que deram um colorido especial às ruas de São João do Itaperiú e diversas réplicas da fogueira espalhadas pelas esquinas da cidade.

De acordo com a Igreja Católica, Santa Isabel estava grávida e ao avisar Maria (Nossa Senhora) sobre a espera do seu filho, Maria pediu para ser informada sobre o nascimento do menino. Isabel então disse que acenderia uma grande fogueira para que Maria recebesse o sinal. Assim aconteceu na noite do dia 24 de junho, dando origem a tradição da fogueira junina.