CIR Vale do Itapocu é apresentada de forma oficial como 17ª Regional de Saúde

A Comissão Intergestora Regional (CIR) Vale do Itapocu, foi o nome escolhido para a 17ª Regional de Saúde que foi apresentada na tarde de ontem (30), no auditório do Centro de Inovação, em Jaraguá do Sul.

A criação da 17ª Regional de Saúde que divide a macrorregião Nordeste em duas partes, era uma demanda solicitada pelos secretários e gestores regionais. A nova regional vem com o objetivo de melhorar a organização e dar mais autonomia nas tomadas de decisões com base na realidade dos municípios da Amvali. A sede da CIR Vale do Itapocu será instalada em Jaraguá do Sul.

O prefeito de São João do Itaperiú e presidente da Amvali, Clézio José Fortunato, frisou que a conquista da CIR Vale do Itapocu não é isolada de um ou outro município, mas uma conquista de todos e vai beneficiar os moradores de todas as sete cidades que compõem a associação. Como presidente da Amvali, Clézio já havia solicitado a criação da 17ª Região, através de um ofício enviado em junho, ao Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro.

Clézio explica que, na prática, os moradores terão como referência a estrutura de saúde de Jaraguá do Sul, e não mais Joinville. “Sempre fomos muito bem atendidos por Joinville, mas essa mudança é necessária pois a região se tornou muito grande e isso congestionava o sistema de saúde de Joinville. Hoje Jaraguá tem uma excelente estrutura com dois hospitais para atender a nova região,” explicou.

O encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários de saúde dos municípios que fazem parte da Amvali.