Conselheiros do CMDCA realizam visita técnica para conhecer Projeto Família Acolhedora

     Integrantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São João do Itaperiú estiveram nesta semana na cidade de Campo Alegre para uma visita na Casa da Cidadania. O objetivo da vista técnica foi conhecer as práticas do Programa Família Acolhedora – projeto que já está em fase de criação em São João do Itaperiú. 

 

     Com este projeto, a equipe de proteção social busca propiciar um novo e provisório ambiente familiar para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por determinação judicial, uma saída alternativa aos lares temporários criados pelo poder público. 

 

     Na prática, após a decisão judicial, a criança ou adolescente será encaminhado temporariamente para uma família previamente cadastrada. De acordo com a Assistente Social, Arlete Catarina Correa, esse ambiente familiar – que não os Lares Temporários públicos – propiciam um acolhimento mais individualizado. 

 

     O acolhimento ofertado pelo projeto é temporário até que a Assistência Social realize o trabalho psicossocial junto à família e a criança para garantir o retorno do menor de forma protegida à família de origem.

 

     A comitiva itaperiuense contou com a presença do Presidente do CMDCA, Johnny Montoski, juntamente com a Assistente Social Arlete Catharina Correa, a Psicóloga Michele Menon e o Consultor Joelson Dos Passos.