Conferência Municipal discute temas sobre Assistência Social

     Na manhã desta quinta-feira, dia 05, estiveram reunidos para a Conferência Municipal de Assistência Social, membros do poder público e sociedade civil de São João do Itaperiú. Durante o encontro foram discutidos os projetos em andamento de proteção social, bem como as oficinas e atividades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. 

 

     Uma das principais novidades apresentadas durante a conferência é o Projeto Família Acolhedora, instituído através da Lei Municipal 1068/2021. Com este projeto, a equipe de proteção social busca propiciar um novo e provisório ambiente familiar para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por determinação judicial, uma saída alternativa aos lares temporários criados pelo poder público. 

 

     Na prática, após a decisão judicial, a criança ou adolescente será encaminhado temporariamente para uma família previamente cadastrada. De acordo com a Assistente Social, Arlete Catarina Correa, esse ambiente familiar – que não os Lares Temporários públicos – propiciam um acolhimento mais individualizado. 

 

     O acolhimento ofertado pelo projeto é temporário até que a Assistência Social realize o trabalho psicossocial junto à família e a criança para garantir o retorno do menor de forma protegida à família de origem.