Secretaria de Saúde alerta sobre risco de Febre Amarela

O setor de epidemiologia do município de São João do Itaperiú está alertando toda a comunidade itaperiuense, para quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela no ano passado durante a intensificação no mês de setembro.  

Recentemente foi registrado na cidade de Antonina PR, a 120 km de Joinville, um caso de Febre Amarela em um humano e também o registros de primatas diagnosticados com a doença.

 De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia do Município, Cristiane Elza Pylepke, “O município já disponível as vacinas na UBS (Unidade de Saúde) Central e está vacinado de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min”, segundo ela 92% da população já foi imunizada, “mas ainda é preciso intensificar para vacinar estes 8% que corresponde a aproximadamente 230 pessoas.  

A Febre amarela já registrou 394 mortes e 1257 casos recentemente no Brasil e 82% destas mortes estão concentradas na região de São Paulo e Minas Gerais, por isso é importante se prevenir para que esta doença não se alastre e chegue a nossa comunidade.  

Esta doença é infeciosa, sendo transmitida ao humano mediante a picada de mosquitos em especial dos gênero aedes e haemagogus, por este motivo reúna sua família e vizinhos para eliminar os locais de água parada (lixo, calhas com desnível, prato com vasos de planta, pneus entre outros) que são criadouros do mosquito.  

Fique atento aos sintomas da doença, que são febre alta com início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça e muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para forma grave, há aumento da febre, diarreia, vômitos e dores abdominais, olhos amarelos semelhantes a hepatite), manifestações hemorrágicas, sangramento no nariz e gengiva) e também o funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins.  

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação contra a doença  

O setor de Epidemiologia comunica também que se encontrar macacos mortos ou doentes não obtenha contato com o mesmo, comunique imediatamente a Secretaria de Saúde pelo telefone 3458 0006 ou 3458 0023 ou se for nos finais de semana ligue no 9 8414 1050 (falar com a Enfermeira Cristiane).