Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão e zera a fila em cirurgias de cataratas

No último dia 06 e 07/12, a Secretaria de Saúde de São João do Itaperiú, realizou o mais um mutirão de cirurgias de cataratas no Banco de Olhos em Joinville. Após a consulta e avaliação de 35 pacientes itaperiuenses todos acima de 50 anos, 25 foram diagnosticados para receberem o reparo ocular por meio da cirurgia.

A catarata é uma doença ocular que atinge o cristalino dos olhos tornando a visão opaca e turva. A evolução costuma ser lenta e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. As pessoas que possuem esta doença geralmente têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada, tornando as tarefas diárias mais difíceis, como: ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas.

O investimento para este procedimento foi de 26 mil reais, oriundos de verbas próprias do município, sendo assim zerando a fila de espera para cirurgias de cataratas em pacientes da cidade.

A Secretária de Saúde Angelita Lourenço, comemora o sucesso dos procedimentos e também por zerar as filas de espera, para ela “todo este resultado se deu pelo empenho realizado de toda a equipe da Secretaria juntamente com a Prefeitura”.

Para o ano de 2019, a Secretaria já está em estudo na busca de parcerias com hospitais da região para a realização de consultas e cirurgias gerais como de hérnias e vesículas.