Vigilância Sanitária de São João do Itaperiú alerta sobre peixes de vendedores ambulantes

Em decorrência da época de captura da tainha, onde a venda e o consumo deste peixe se tornam muito maior, A Vigilância Sanitária de São João do Itaperiú, reforça à população para os cuidados que devem ser adotados na hora da aquisição de peixes frescos principalmente os que são comercializados per vendedores ambulantes de porta em porta. Confira os cuidados que se deve ter:

Estar livre de: contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), residuos químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas).

Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície.

Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.

Pele: úmida, tensa e bem aderida.

Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.

Membrana que reveste a guelra (opérculo): rígida, deve oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos.

Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).

Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.

Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.

Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.

“Todos os anos surgem pessoas de outras cidades comercializando a tainha e outros peixes, essa é uma prática muitas vezes ilegal, pois é um produto sem certificação onde não sabemos de sua origem e assim não pode ser comercializado”, destaca Paulo Roberto Rosinski, Fiscal Sanitário do Município.

Desta forma este ano será intensificada as fiscalizações. Quem for pego na prática ilegal terá o pescado apreendido.

Estamos nos antecipando a eventuais casos para que as pessoas fiquem cientes de que se houver apreensão de pescado ilegal os mesmo serão descartados, uma vez que não podem nem sequer serem destinados a entidades por não terem nenhum tipo de procedência.

Quando observar a presença de algum vendedor ambulante principalmente de produtos alimentícios em São João do Itaperiú, por gentileza informe a Vigilância Sanitária, contribuindo assim com a Saúde de todos, o telefone é 47/3458-0010.