Campanha da Vacina Influenza alcança 109% de imunização em São João do Itaperiú

A Saúde de São João do Itaperiú, está sempre se aprimorando para cada vez mais atender melhor a população do município. E na Campanha da influenza (gripe) 2017 não foi diferente.

Já de início no mês de abril o Dr. Luiz Eduardo Stroher Torres, Médico Clinico Geral do Município participou de um simpósio estadual sobre a influenza e seus sintomas na cidade de São José – SC, com o objetivo de se aprimorar sobre a vacinação, manejo clinico e medidas de controle da gripe, tudo isso para atender melhor os munícipes de São João do Itaperiú.

Os vírus influenza conhecida como gripe é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante., são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

A meta inicial em São João do Itaperiú para a Campanha Influenza 2017, era imunizar 713 pessoas entre elas gestantes, idosos, crianças de até 05 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mães que recém deram à luz) e professores da rede de ensino. Porém a equipe de saúde municipal foi mais além, imunizando ao todo 784 pessoas, ou seja 109% de aplicação segundo o site do SIPNI. Além deste mérito, foram também imunizadas mais 861 munícipes no geral que procuraram a rede de saúde municipal a fim de receber a vacina contra a gripe somando um total de 1645 pessoas imunizadas contra a gripe.

Com este resultado positivo possibilita ao município de São Joao do Itaperiú garantir muitos privilégios perante o Governo do Estado Federal, como: verbas destinadas a futuras campanhas e apoio para mais imunização prevenindo doenças.

Para a Enfermeira Cristiane E. Pylepke, responsável pela Imunização­­­­ Epidemiológica da cidade: “O sucesso da Campanha é um mérito de todos os profissionais da saúde e também da parceria da comunidade que se fez presentes nos dias de vacinação e com esta parceria de todos, podemos construir uma cidade mais saudável longe de doenças.