Academia de letras realizou projeto pioneiro em São João do Itaperiú

Aconteceu no dia 18/05 o primeiro arrastão literário nas escolas do município de São João do Itaperiú. Cerca de 15 escritores da academia de letras de Santa Catarina, lecionaram para mais 800 alunos da rede municipal de ensino.

Este projeto teve o objetivo de levar aos alunos de quatro escolas municipais e uma estadual, o conhecimento, incentivo à leitura e a produção literária.

Com ilustrações, dinâmicas, e debates os 15 escritores de vários gêneros literários como poesia, contos, histórias, entre outros, passaram um pouco da sua vida afim de aproximar a realidade da vida de um escritor e o poder se expressar por meio de palavras escritas.

Para Elizete Moraes Hess, Secretaria de Educação do município, “a visita dos escritores foi muito bem-vinda e estimula que para os próximos anos possa ocorrer novamente”. Para ela “este evento é uma oportunidade única pois no passado não se tinha esta aproximação e que todo este trabalho aproximara mais a comunidade de São João do Itaperiú a cultura e ao conhecimento”.

Donald Malschitzky, um dos Idealizadores do Projeto Arrastão Literário e também Escritor, comemora a primeira experiência em prática do projeto e tem certeza que a ação renderá bons frutos, como por exemplo a aluna Isadora Lima Pinheiro Lopes, Estudante da Escola Elvira Faria Passos, que se identificou com os escritores e que pretende um dia ser uma, pois desde já ela produz poesias e romances.

O Arrastão literário continuará em outros municípios com a mesma didática afim de termos cada vez mais uma população adepta e conhecedora do mundo literário.