São João do Itaperiú e Barra Velha realizam 3º Seminário do PNAIC

Nos dias 17 e 18 de novembro foi realizado, no Salão da Igreja Matriz de Barra Velha, o 3º Seminário do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), evento coorganizado pelas administrações municipais de Barra Velha e São João do Itaperiú.

Este encontro teve como objetivo a socialização entre os professores dos municípios por meio da apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Todas as escolas municipais de São João do Itaperiú participaram do PNAIC, um programa do Ministério da Educação, sendo que a formação continuada já vem acontecendo desde 2013.

O seminário contou com a participação do vice-prefeito Gilberto Azevedo, da secretária de Educação e Cultura, Maria Aparecida Brunhago de Ávila, diretores e demais profissionais de educação que representaram São João do Itaperiú.

Os alunos do 3º ano da Escola Monsenhor Sebastião Scarzello apresentaram-se na abertura do evento, interpretando a música “São João Terra Querida”. No local também houve a exposição dos portfólios construídos pelos professores alfabetizadores durante o ano letivo.

“A Secretaria de Educação e Cultura tem investido em qualificação, promovendo espaços de reflexão sobre as práticas socioeducativas, no intuito de contribuir com a formação profissional, renovando os conhecimentos, solucionando dúvidas e aprimorando o desempenho”, destacou a secretária Maria Aparecida.

O grupo que participa da formação continuada tem praticado em sala de aula as teorias apresentadas no PNAIC, discutidas e adaptadas a cada realidade. Os profissionais discutem importantes conteúdos sobre as concepções de alfabetização e linguagem e direitos de aprendizagem.