Secretaria de Agricultura realiza cursos sobre cultivo de hortaliças e tratamento em madeira

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preparou mais dois cursos de capacitação para o mês de agosto. Os cursos são realizados em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Massaranduba.

O primeiro curso, já realizado, foi sobre Cultivo Protegido de Hortaliças, e aconteceu nos dias 04 e 05/08 na Prefeitura Municipal. A parte prática foi em uma propriedade rural definida pelos participantes. O objetivo do curso foi capacitar os produtores e trabalhadores rurais na produção de hortaliças e cultivo protegido em estufas. Os temas ministrados incluíram: dados técnicos, financeiros e tendências de mercado; características produtivas; relevo, clima e solo; aspectos gerais de construção de estufas; espécies e cultivares adaptadas às diferentes regiões; manejo e controle de doenças e pragas em estufas; produção de mudas e hortaliças em estufas; manejo correto dos solos em plantios diretos. O curso teve duração de 16 horas e contou com 12 participantes, dentre eles produtores que estão no ramo de produção, produtores que estão entrando na pratica de cultivo e servidores públicos da área agrícola.

O próximo curso será sobre Tratamento em Madeira, e acontecerá nos dias 27 e 28/08, ainda com local a definir. O objetivo das capacitações é levar novos conhecimentos aos agricultores e proporcionar alternativas de renda. Os participantes do curso também ganham alimentação e recebem certificado após a conclusão.

Para este mês, também está planejado o Programa Sorrindo no Campo, que visa estimular a formação de hábitos para a manutenção da saúde bucal na infância, e terá a participação de 180 crianças do 1º ao 6º ano. O trabalho será realizado em conjunto com as secretarias de Educação e Saúde.