Coordenador de Educação da AMVALI orienta processo de elaboração do Plano Municipal de Educação

Na última terça-feira (19/05), o professor Elson Quil Cardoso, secretário de Educação de Jaraguá do Sul e coordenador do Colegiado de Educação da Amvali, juntamente com o professor João Carlos da Gama, administrador escolar da Prefeitura de Florianópolis, estiveram na Prefeitura Municipal para mais uma rodada de orientações a respeito da elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Acompanharam as orientações a secretária Municipal de Educação, profª Maria Aparecida Brunhago de Ávila, a secretária Municipal de Finanças, Estela Roberta Ramos, além de gestores, orientadores, membros do Conselho de Educação e professores. O prefeito Rovâni Delmonego, o vice-prefeito Gilberto Azevedo e o procurador Geral do Município, João Luís Ribas Pinto, também participaram no início do encontro.

O Plano Municipal de Educação tem por objetivo estabelecer objetivos e metas de educação para os próximos dez anos, atendendo exigência prevista na Lei Federal nº 10.172/2001. É uma proposta de trabalho que leva em conta as especificidades do município, tendo uma participação democrática de todos os que atuam na gestão educacional. Ele considera não apenas a Rede Municipal de Ensino, mas toda a estrutura educacional do município, e deve ser finalizado até julho de 2015.

A Secretaria Municipal da Educação, por meio de sua Comissão Técnica, está liderando o processo de construção do Plano Municipal de Educação e se preparando para a próxima semana, na qual acontecerão as Conferências nas escolas com a participação das comunidades (26/05) e, por fim, a Consulta Pública do Plano Municipal de Educação, no dia 29/05.

“Este é um processo que merece muita atenção, frente aos desafios enfrentados na educação e pelos seus profissionais”, comenta a secretária Maria Aparecida.