Campanha de Calcário 2015 vai distribuir 470 toneladas do material para agricultores

Os agricultores de São João do Itaperiú estão recebendo 470 toneladas de calcário para uso na produção agrícola. A ação é decorrente da Campanha de Calcário – 2015, programa criado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e Epagri, com apoio da Prefeitura Municipal.

O agricultor precisa estar com o cadastro atualizado na receita estadual, além de apresentar a análise dos solos – indicando a necessidade do calcário, para ser beneficiado com 15 toneladas.

A Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, participa da Campanha subsidiando 30% do frete para distribuição do calcário, prestando o serviço para os agricultores com a patrulha mecanizada e realizando o serviço de espalhamento do calcário.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Wilbert, ressalta que o objetivo do programa é incentivar a diminuição de custos nas atividades agrícolas, possibilitando o aumento na produção, o fortalecimento da agricultura familiar e, por conseqüência, a qualidade de vida no campo.

Vantagens do uso do calcário

– Corrige a acidez do solo e fornece Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg);

– Atua como fertilizante;

– Estimula o desenvolvimento de microorganismos;

– Elimina os efeitos tóxicos do Manganês (Mn), Ferro (Fe) e Alumínio (Al), presentes nos solos ácidos;

– Aumenta a eficiência da adubação;

– Proporciona maior crescimento radicular, aumentando absorção de nutrientes e aguá;

– Maior resistência a veranicos e maior produtividade.