Representantes dos municípios da região pedem recursos para a conclusão das pesquisas sobre o maruim

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mauricio Wilbert, participou no dia 13/05, no auditório da CIDASC de Joinville, de uma reunião com o secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pesca, Airton Spies. Também compareceram na reunião representantes da AVEVI (Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu), AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e Secretaria do Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul.

O objetivo deste encontro foi solicitar recursos para a conclusão das pesquisas sobre o maruim, que já vêm sendo realizadas há vários anos na Fundação 25 de Julho, de Joinville, e na AMVALI. O maruim é um pequeno inseto que tem se tornado um problema em virtude da sua grande incidência na região, principalmente nas zonas rurais. As picadas constantes do mosquito também podem transmitir doenças.

O secretário adjunto recebeu muitos questionamentos dos presentes, e foi lembrado do projeto já protocolado na Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca solicitando os recursos estaduais para a conclusão pretendida. Também foi marcada uma audiência com o secretário Moacir Sopelsa para o início do mês de junho. O objetivo desta nova audiência é apresentar o projeto e discutir a possibilidade de um seminário internacional sobre o tema, que possa contribuir para soluções mais eficazes.