Parceria entre Secretarias Municipais, SENAR e Sindicato trará novos programas para São João do Itaperiú

No dia 22/04, os secretários municipais Anderson Catafesta (Esporte, Turismo e Lazer), Maria Aparecida Brunhago de Ávila (Educação e Cultura), Marivalda Jarozinski (Saúde) e Maurício Wilbert (Agricultura e Meio Ambiente), juntamente com o prefeito em exercício no mês de abril, Gilberto Azevedo, participaram de uma reunião com o representante do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o supervisor Darci Wolmann. Também participou da reunião a representante do Sindicato Rural de Massaranduba, Ancila Regina Daga.

Da reunião resultaram duas novidades para São João do Itaperiú, que serão realizadas em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural: o Programa Sorrindo no Campo e o Programa Empreendedor Rural (PER). O primeiro visa estimular a formação de hábitos para a manutenção da saúde bucal na infância, e terá a participação de 180 crianças do 1º ao 6º ano. O trabalho será realizado em conjunto com as secretarias de Educação e Saúde.

Já o segundo pretende estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, promovendo o debate e a formação de lideranças. Deverá ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas. O PER iniciará no mês de agosto, terá 20 vagas e será desenvolvido em 136 horas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente avalia de forma muito positiva a reunião, destacando a qualidade dos programas e ressaltando o fato de que os mesmos serão oferecidos gratuitamente.