Prefeitos da AMVALI analisam proposta de instalação de duas Usinas de Reciclagem na região

Atendendo convocação do presidente Rovâni Delmonego os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) reuniram-se na tarde do dia 17/03 na sala de reuniões da entidade.

Estiveram presentes representantes da RZERO, empresa de soluções ambientais, de Curitiba/PR, que apresentaram a proposta de instalação de duas Usinas de Reciclagem na região para destinação final de resíduos sólidos, através do sistema pirólise, um processo de decomposição de altas temperaturas.

A explanação foi feita pelo sócio proprietário da empresa RZERO, Gustavo Mussi. “O sistema é autossustentável sob o ponto de vista energético, pois o processo produz mais energia do que consome.  Permite solucionar o problema nos municípios de maneira ágil, com considerável redução de custos, emissão zero dos chamados gases poluentes e ainda com possibilidade de geração de empregos e tributos. O processo é de super aquecimento, com emissão de gases inferiores ao nível máximo exigido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e possibilidade de extração de subprodutos do lixo, entre os quais biocombustíveis e carvão”, explicou.

De acordo com ele, uma vez aprovado o projeto, a empresa implantará as Usinas e se responsabilizará por todo o processo a partir da entrega do lixo coletado. A coleta permanece por conta das prefeituras. “Haverá ganhos ambientais e economia de recursos para os municípios, uma vez que a logística será reduzida em 50%. Além disso, o diesel gerado pela usina poderá abastecer a frota de máquinas das prefeituras”, destaca.

O presidente da AMVALI,  Rovâni Delmonego, afirma que o projeto é interessante para os municípios tanto pelo aspecto ecológico quanto financeiro. “As prefeituras ficam isentas da aquisição ou locação do terreno e da instalação da usina, que neste caso é de competência da empresa”, salienta.

Ficou definido que o projeto será submetido à análise do departamento jurídico das prefeituras, bem como aos técnicos do meio ambiente e consulta ao Ministério Público.

O presidente da Fujama, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente,  Leocádio Neves e Silva e coordenador do PIGIRS, Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da AMVALI, informa que atualmente os sete municípios da microrregião produzem aproximadamente 130 toneladas/dia de lixo, sendo 90 toneladas apenas em Jaraguá do Sul.

Leocádio participou de outra reunião na tarde de ontem, também na AMVALI, com a presença de diretores da Marquise Ambiental, que trabalha em diversas cidades brasileiras com toda a gestão do Resíduos Sólidos e na Educação Ambiental  nas três idades (crianças, jovens/adultos e idosos), na conscientização e planejamento do governo a longo prazo, nos Planos e Politicas de Resíduos Sólidos.

Educação

Outro tema da pauta foi a proposta de consultoria da empresa Humanity, especializada nas áreas de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde Pública e Gestão Pública. Um dos trabalhos propostos é a elaboração do PAR – Plano de Ações Articuladas da Educação em 2015, que os municípios precisam atualizar para continuar recebendo recursos de programas federais na área educacional.

Fonte: Albino Flores/AMVALI