Epagri, Urbano Agroindustrial e Secretaria de Agricultura promovem Manhã de Campo do Arroz

Cerca de 50 pessoas, entre produtores, técnicos e autoridades, acompanharam na última sexta-feira (13/02) os resultados da unidade demonstrativa de observação de sementes de arroz na propriedade do Urbano Agroindustrial, arrendada para os jovens James e Jackson Jaguella, localizada na Rua Simão Piaz, no Limoeiro.

O evento é denominado Manhã de Campo do Arroz, e é realizado pela segunda vez nessa propriedade. É considerado uma oportunidade para os agricultores conhecerem novas técnicas de manejo e produção, além de poderem trocar experiências com outros produtores e técnicos para solucionar problemas da sua propriedade. Profissionais da Epagri e do Urbano Agroindustrial se revezam em palestras focadas na melhoria da produtividade e na relação custo/benefício.

No terreno foram plantadas 10 variedades de arroz desenvolvidas pela Epagri. O extensionista da Epagri, Aloísio Guesser, explica que metade da plantação foi pulverizada com fungicida para controle da brusone, uma doença do arroz, e outra metade ficou sem o tratamento, e a diferença de produção foi grande, chegando a uma diferença de 18% a menos na produção daquela sem tratamento. As variedades 117 e 121 foram as que sofreram menos com ataque de brusone, o que demonstra ainda que, por enquanto, são as variedades mais resistentes ao ataque dessa doença.

Todo o trabalho experimental é acompanhado por pesquisadores da Epagri de Itajaí, onde está o centro de pesquisa. Presente no evento, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mauricio Wilbert, destacou a importância de desenvolver parcerias para fortalecer a área rural, com o objetivo de beneficiar a todos.