Produtores se reúnem com autoridades para discutir a criação de um selo de qualidade da carne produzida no município

No dia 15 de dezembro de 2014 foi realizada uma reunião com o objetivo de criar uma associação de produtores e um selo de qualidade da carne produzida em São João do Itaperiú, na qual participaram o prefeito Rovâni Delmonego, o vice-prefeito Gilberto Azevedo, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Maurício Wilbert, as médicas veterinárias da prefeitura e os proprietários dos estabelecimentos de produtos de origem animal do município.

A reunião ocorreu em virtude da importância da união entre empresários e a prefeitura, já que o município ganhou, no início de 2014, o título de Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina. Foi debatida no encontro a implantação de cursos do PRONATEC para capacitação dos munícipes na área de manipulação de produtos cárneos, melhoria dos serviços realizados pela inspeção municipal e a criação do selo de qualidade da carne, mostrando que temos um produto de qualidade e com segurança. Cada proprietário teve a oportunidade de expor suas ideias.

Há uma preocupação para implantar o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), diferente do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) e SIM (Serviço de Inspeção Municipal) existentes no município, devido ao alto custo das instalações. Mostrou-se também a necessidade do aprimoramento do serviço de inspeção veterinária para atender as exigências da CIDASC. O prefeito comprometeu-se em ajudar no que for necessário para que o município se fortaleça nessa área e se destaque em todo território estadual.