Saiba mais sobre o trabalho da equipe veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conta com o trabalho de duas médicas veterinárias e um técnico em agropecuária/inseminador para atender à população de São João do Itaperiú.

As médicas veterinárias trabalham no período matutino e são conveniadas com a CIDASC, auxiliando nos trabalhos desse órgão no município. Ambas possuem mestrado na área e continuam participando de cursos para aprimorar o conhecimento técnico.

As médicas são responsáveis por realizar atendimentos como: orientações; vacinações; coletas de sangue para exame de anemia em eqüinos que participam de eventos esportivos; castrações de bovinos, suínos, ovinos e caprinos; além da colocação de brincos em ruminantes. Esses atendimentos visam garantir a sanidade e produtividade dos animais no município.

Além disso, são responsáveis pela inspeção de produtos de origem animal, que ocorre em quatro estabelecimentos com registro estadual, sendo eles: Frigorífico RE, Frigorífico Cantuária, Conservas Dona Sônia e King Alimentos, e um estabelecimento com registro municipal, o Açougue Marlene. A inspeção tem como finalidade garantir um produto de qualidade confiável, também fiscalizando e orientando o ciclo de toda a produção, que inicia na construção da infraestrutura e vai até a mesa do consumidor, passando pela higiene, abate, produção, transporte e comercialização dos produtos. O objetivo é garantir um produto seguro e de ótima qualidade.

Já o técnico em agropecuária, além de auxiliar a médica veterinária na área de atendimentos, realiza inseminações artificiais em bovinos. A inseminação garante a sanidade e o melhoramento genético em menor tempo, trazendo com isso lucro para o produtor, com a obtenção de mais carne e leite de seus animais, a um baixo custo através da utilização de sêmen de reprodutores comprovadamente superiores.