Secretaria de Agricultura realiza curso de Boas Práticas de Manipulação em Agroindústrias

A Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com o Sindicato Rural de Massaranduba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realiza nesta semana, nos dias 13 e 14/11, o curso de Boas Práticas de Manipulação em Agroindústrias.

O curso será oferecido gratuitamente para 18 participantes, que receberão também alimentação nos dois dias do curso. As aulas serão teóricas e práticas, com carga horário total de 16 horas, sendo que ao final do curso serão entregues certificados aos participantes.

O objetivo do curso é aplicar as boas práticas de fabricação em pequenas agroindústrias. Dentro desse objetivo, serão trabalhados os seguintes temas:

– Segurança e saúde no trabalho – prevenção de acidentes;
– Cuidados com o meio ambiente;
– Aspectos sobre as exigências de qualidade dos alimentos;
– Microbiologia básica dos alimentos;
– Princípios de boas práticas de fabricação;
– Controle das fontes de contaminação de alimentos;
– Controle de pragas que afetam a agroindústria;
– Higiene pessoal;
– Desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padronizados – POP;
– Aplicação de lista de verificação para adequação das boas práticas de fabricação numa  agroindústria;

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Wilbert, a Prefeitura tem o compromisso de levar às pessoas as condições necessárias para trabalhar e viver bem. Para o Próximo ano serão realizados vários cursos em parceria com o Sindicato Rural de Massaranduba e SENAR, sempre buscando desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas para o “homem do campo”, contribuindo para sua qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania.