Avicultores encontram alternativa para uso de galpões que antes serviam como granjas

A desativação de agroindústrias da região que trabalhavam com avicultura de corte obrigou os avicultores do município a investirem em alternativas para a obtenção de renda. Dois proprietários estão utilizando os seus galpões, que antes serviam como granja, no cultivo de pepinos, alternativa que já se mostra promissora.

Os pepinos cultivados nas propriedades de João A. de Ávila e Moacir Weber já se encontram em fase de colheita. Já o agricultor Antônio M. Vinter está ingressando agora na atividade. A adaptação não requer muitas mudanças: apenas retiram-se as telhas da cobertura, que são trocadas por plástico próprio para estufas de cultivo.

Acompanhando o processo de adaptação, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente destaca que é possível também realizar o cultivo de tomate, alface, repolho, feijão de vagem, entre outros. A adaptação não é orientada, porém é de baixo custo e apresenta bons resultados nessa fase de teste. O cultivo é feito em substrato e fertirrigação. Ponto importante, a comercialização já está fechada com agroindústrias da região, que também prestam assistência.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do secretário Maurício Wilbert, e a EPAGRI, por meio do extensionista rural Aloísio Guesser, estão fazendo acompanhamento e se colocando à disposição para orientação e apoio, também com a patrulha mecanizada e a divulgação dos resultados obtidos.