Equipe da Secretaria de Educação participa de colegiados de Cultura e Educação da Amvali

Em reunião na última sexta-feira (5), durante a 18ª Festa Nacional do Pirão, em Barra Velha, o Colegiado de Cultura da Amvali discorreu sobre diversos assuntos, entre eles a eleição do novo coordenador do Colegiado de Cultura da AMVALI. Foi eleito coordenador Juliano Bernardes (diretor de Cultura da FUNTEC de Barra Velha. O gerente de Cultura de São João do Itaperiú, Joel João Rocha, participa como secretário.

Já o Colegiado de Educação, coordenado por Elson Quil Cardozo, realizou a formalização do Comitê de Educação Integral Regional da AMVALI -"Comitê Mais Educação", na última semana, durante o 1º Seminário de Educação Integral realizado no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Segundo Élson "o objetivo do comitê é discutir a educação integral nos municípios, realizando estudos nesta área".

O comitê foi constituído por um servidor de carreira de cada município que atuam nas prefeituras municipais – de São João do Itaperiú, participa a secretária de Educação e Cultura Maria Aparecida Brunhago de Ávila. Este grupo discutirá várias ações e fará debates técnicos sobre a educação integral e levará os estudos para o conhecimento do Colegiado de Educação da AMVALI. O Governo Federal tem como meta até 2020 implantar a educação integral em todo o país.

Dentro do objetivo do grupo, a Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul promoveu nos dias 3 e 4/09, no Cejas, o 1º Seminário Municipal de Educação Integral, que tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre esse sistema de educação e trocar experiências entre instituições que já oferecem a educação integral ou que estão em fase de implantação. Na quarta-feira (03/09), o gerente de Cultura Joél Rocha e a secretária de Educação e Cultura Maria Aparecida participaram de um painel apresentado pelo coordenador de Educação Integral do MEC, Leandro da Costa Fialho, que tratava sobre a realidade da educação integral no Brasil e na região Sul. Já o secretário da Educação de Jaraguá do Sul e coordenador do Colegiado da Amvali, Elson Quil Cardozo, apresentou a forma de trabalho da educação integral no município, citando as escolas do município de Jaraguá do Sul e da região.