Grupo Folclórico Mirim "Boi Malhado" se apresentará na 21ª Açor, em Florianópolis

O Grupo Folclórico Mirim "Boi Malhado", da Escola Reunida Professora Maria Gasino Borba, de Santo Antônio, vai se apresentar na principal festa cultural de base luso-açoriana de Santa Catarina, a 21ª Açor, que será realizada entre os dias 22 a 24 de agosto, no bairro de Santo Antonio de Lisboa em Florianópolis. Esta é a segunda participação do grupo, que já esteve presente na edição anterior da festa.

Promovida pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/SeCult/UFSC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio da Santur e Governo dos Açores, a maior Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense, escolhida pelo conselho consultivo do NEA, que realiza o evento. No período da festa, o distrito receberá 60 delegações de todo o Estado para apresentações folclóricas, exposições, estandes culturais, gastronomia e exibição de documentários, todos relacionados com a temática açoriana.

A ideia de resgatar a tradição do boi-de-mamão em São João do Itaperiú surgiu em 2010, com o objetivo de introduzir para as crianças nas escolas o interesse pela cultura regional. A iniciativa acabou contando também com a participação dos pais dos alunos. Em 2013, apoiado pela Secretaria de Educação e Cultura, o Grupo Boi Malhado vem fazendo apresentações por toda a região, contando com a participação de 48 integrantes. É formado por professores e alunos do 1º ao 5º ano, estes com idades entre 5 e 12 anos. O grupo apresenta a tocada do boi e a dança de um auto em tom cômico, com a presença de um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi.

Segundo Joél Rocha, gerente de Cultura e Organização de Eventos, a participação de São João do Itaperiú no evento contribui para tornar parte da nossa cultura conhecida em todo o estado, além de proporcionar para as crianças que fazem parte do grupo o mérito de representar São João do Itaperiú em nível estadual.