São João do Itaperiú firma parceria com Barra Velha para atendimentos na área da saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Itaperiú firmou parceria com a Prefeitura de Barra Velha referente ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Desta forma, os pacientes portadores de problemas de saúde mental graves de São João do Itaperiú receberão atendimento em Barra Velha.

As Unidades Básicas de Saúde, responsáveis pela atenção primária a saúde, são pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, da mesma forma que o CAPS. As redes de atenção à saúde são uma estratégia do governo federal, inspiradas em estratégias de outros países, que organizam a relação entre os pontos de atenção. Os municípios da região nordeste de Santa Catarina reuniram-se e estão organizando este processo por meio de um plano de ação, que envolveu critérios populacionais. Deste modo, São João do Itaperiú se enquadrou na modalidade de CAPS microrregional, juntamente com Barra Velha.

Nossos profissionais médicos e também a psicóloga estarão encaminhando os pacientes para o CAPS de Barra Velha, local onde poderão ser atendidos por diversos profissionais, como psiquiatra e outros. Além disso, poderão participar de grupos e atividades propostas pela equipe do CAPS.