Secretaria de Educação lança o projeto "Resgate Histórico de São João do Itaperiú"

A Secretaria de Educação e Cultura lançou o projeto "Resgate Histórico de São João do Itaperiú", com a proposta de resgatar informações históricas do município que são passadas de geração em geração e reuni-las em um livro. O ponto de partida foi o filme "Narradores de Javé", que conta a luta de um povo para preservar e manter sua história. Fazem parte da equipe que comanda o projeto a secretária de Educação Maria Aparecida de Avila, o historiador barravelhense Juliano Bernardes, o gerente de Cultura Joél Rocha e toda a equipe pedagógica da Secretaria de Educação.

Desde o século XIX, por volta de 1810, quando chegaram os primeiros imigrantes, muitas histórias de São João do Itaperiú se perderam no tempo por falta de registros formais. A equipe pretende realizar o projeto por meio de entrevistas com pessoas mais experientes da cidade, além de coletar fotografias e objetos antigos. Esse trabalho de pesquisa está inserido no projeto escolar "Eu faço meu museu".

Além das entrevistas e coleta de objetos, o trabalho com os alunos também envolve a construção de gráficos sobre os descendentes de imigrantes e a preservação de costumes e tradições culturais. Dentro desse contexto, tem-se o exemplo do Grupo Folclórico Mirim "Boi Malhado", que atualmente conta com 48 integrantes, entre alunos das séries iniciais e professoras da Escola Reunida Professora Maria Gasino Borba. 

Como acrescenta a secretária Maria Aparecida, "nossa preocupação é deixar registrada a lembrança de pessoas que lutaram muito e formaram aqui suas famílias, por isso acreditamos que a história do município de São João do Itaperiú não pode ser esquecida".