Ministro da Casa Civil garante que não haverá importação de banana do Equador

Na tarde da última terça (13/05), o prefeito Rovâni Delmonego, que está em Brasília participando da XVII Marcha dos Municípios, reuniu-se no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, juntamente com representantes do Ministério da Agricultura, outros prefeitos, senadores, deputados federais, vereadores e representantes de associações de bananicultores.

As lideranças buscaram pressionar o Governo Federal para que o Brasil não importe banana do Equador, o que seria prejudicial para a agricultura familiar e por consequência para a economia dos municípios produtores. São João do Itaperiú tem cerca de 50% da sua economia baseada na produção de banana, respondendo hoje pela 3ª maior produção do estado de Santa Catarina.

A promessa das autoridades federais foi de que não haverá a importação de banana do Equador, decisão que foi muito comemorada por todos que foram até o Palácio, incluindo o prefeito Rovâni. Em São João do Itaperiú, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Maurício Wilbert também comemorou, aproveitando para agradecer a todos que compareceram na última audiência pública sobre o tema, em Guaramirim, que segundo ele, foi de suma importância para este resultado.