Profissionais de saúde de São João participam de capacitação conduzida pelo Hospital Sírio Libanês

O Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, lançou etapa de capacitação de profissionais da saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) que contempla a região nordeste de Santa Catarina.

Esta é a terceira etapa do Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS), lançada no dia 02 de abril. Ao todo, serão capacitados mais de 4 mil profissionais do SUS, de 40 regiões de todo o país. O programa é conduzido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e nesta edição incluirá simultaneamente três cursos de especialização: "Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde", "Regulação em Saúde no SUS" e "Educação na Saúde para Preceptores do SUS". Cada curso dispõe de 1.440 vagas. De São João do Itaperiú participarão três profissionais: a odontóloga Myrian Dill, a enfermeira Cíntia Pfeil e a responsável pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) Rita de Cássia Marangoni. A região já foi contemplada com um curso de formação de facilitadores do Instituto Sírio Libanês, formando 9 pessoas que estarão conduzindo o processo, sendo uma delas a secretária Municipal de Saúde Isa Hermann.

O prefeito em exercício Gilberto Azevedo representou os prefeitos da região na aula inaugural, dia 2 de abril, na Câmara de Vereadores de Joinville. A solenidade de abertura, por vídeoconferência, a partir do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), teve a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto, do superintendente de Estratégia Corporativa, Paulo Chapchap e do Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), Roberto de Queiroz Padilha. Simultaneamente, o lançamento contou com a presença dos gestores representantes de todas as regiões de saúde indicadas pelo Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS, e dos participantes dos diferentes cursos.

Segundo a secretária Isa Hermann, "esta capacitação dos profissionais reverterá no aprimoramento da atenção à saúde no SUS, tendo em vista a referência de qualidade nos serviços prestados pelo Sírio Libanês".