Secretaria de Agricultura reforça campanha contra a importação de banana do Equador

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem buscado intervir, junto aos órgãos superiores, para que seja evitada a importação de banana do Equador, que acontece em meio à negociações internacionais entre os dois países. A importação de banana daquele país prejudica a agricultura familiar de São João do Itaperiú e região, devido à concorrência desleal nos preços: a produção de banana no Equador é realizada por multinacionais subsidiadas pelo governo.

No dia 8 de maio, representantes do município participarão de audiência pública sobre o assunto em Guaramirim. Estarão presentes deputados estaduais, deputados federais e senadores convidados.

Como destaca o secretário Maurício Wilbert, "para cada agricultor existem pelo menos mais cinco ou seis pessoas que dependem diretamente do cultivo da banana". O secretário ressalta que a questão não é apenas econômica, mas social, e envolve a sobrevivência da agricultura familiar e, por consequência, da agricultura de São João do Itaperiú, fortemente concentrada neste setor.