São João envia representante ao IV Fórum de Gestores da Cultura em São Francisco do Sul

Promover o debate das políticas públicas do setor cultural, proporcionando a integração entre os municípios e as regiões do Estado de Santa Catarina, e ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o governo do Estado visando fortalecer as ações e programas já existentes, iniciando também futuras parcerias.

Com estes objetivos foi realizado nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Villa Real, em São Francisco do Sul/SC, o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que contou com a representação do gerente de cultura de São João do Itaperiú Joél Rocha. A promoção foi da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – CONGESC, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

O Fórum iniciou às 8h30 do dia 24, com a apresentação de boas práticas de gestão dos colegiados regionais e relato de experiências municipais na implementação do Sistema Municipal de Cultura. A solenidade de abertura aconteceu às 11h e contou com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, assim como de instituições, órgãos e entidades ligadas ao setor da Cultura.

"O Sistema Nacional de Cultura – SNC, que foi debatido durante a programação, estrutura toda a política pública da área da cultura, definindo as competências dos municípios na gestão cultural a partir da assinatura com o MinC", explicou Raquel Rodrigues, assessora da área de Cultura e Turismo da FECAM. O tema foi abordado por representantes do Ministério da Cultura, Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura e Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina.

A questão do patrimônio cultural foi tratado no segundo dia do evento. "O Fórum é o momento de debater e aprofundar a discussão sobre a política cultural, na perspectiva do Sistema Nacional de Cultura e reivindicar junto ao governo do Estado e Ministério da Cultura os avanços na estruturação dessas ações e programas. Da mesma maneira, uma oportunidade dos gestores compartilharem as dúvidas e desafios para a implementação dos sistemas municipais de cultura", explica Raquel.